Acelerômetro: A tecnologia à serviço dos Games

By BLA...Bla...Games

Muito antes de Wii, Plastation Move e videogames portáteis infestarem o mundo dos games com sensores que detectam movimentos, a Nintendo já utilizava esta tecnologia em jogos para o Game Boy.

Kirby Tilt’n Tumble ( Koro Koro Kirby), WarioWare: Twisted! e Yoshi’s Universal Gravitation, são jogos para o portátil Game Boy Color e Game Boy Advance que tem em comum a tecnologia de detecção de movimento.

A Nintendo, ao invés de aplicar a função de sensor de movimento no console portátil, inseriu na fita/cartucho, um chip equipado com o Accelerometer ou em bom português, Acelerômetro – um instrumento capaz de medir a aceleração dos objetos.

A novidade estreou em 2001 no game Kirby Tilt’n Tumble ( Koro Koro Kirby) e de uma maneira funcional e acessível, introduziu  o acelerômetro dentro do cartucho, através de um chip que “decodificava”  o movimento que o jogador executava (direita, esquerda, por exemplo) e transferia tal movimento para a ação do personagem (Kirby) no jogo. Kirby, não é controlado pelo direcional, mas inclinando o portátil; ao virar o Game Boy Color suavemente para a esquerda, o personagem irá rolar bem devagar para a esquerda; girando todo o aparelho a bolota rosa cairá; o salto é uma questão de balanço, coloquei o GBC para cima! Tudo de uma forma instintiva, diferente de experiências anteriores como o Activator (SEGA) e Power Glove (Nintendo).


Kirby Tilt’n Tumble, foi um sucesso e mais games ganharam o Acelerômetro, no  Game Boy Advance WarioWare: Twisted! bate recordes de vendas e é bem acolhido pela crítica, o dado curioso para este jogo é que o acelerômetro é apelidado de giroscópio, pois além de movimentos laterais o jogador precisa girar/rodar (e muito) o Game Boy Advance para completar os mini-games.

Na cola do jogo do Wario a Nintendo lança o fofo e divertido Yoshi’s Universal Gravitation,  todo desenvolvido para fazer o melhor uso dos sensores de movimento, a aventura com Yoshi parece ter pecado no excesso. O acelerômetro foi aplicado em momentos que parece ser superfluo e beira o exagero. Mas bem, não é algo que estrague o game, encare-o como uma imersão no cerne da Accelerometer Technology.

Koro Koro Kirby foi um game visionário, com a marca da inovação que a Nintendo tanto preza. Hoje em dia o acelerômetro, é empregado em carros, celulares, consoles de mesa/ portátil,  entre outros.  O jogo de videogame foi um dos precursores no uso, com sucesso, de tal recurso. Na época era algo realmente novo, atualmente é comum. A Nintendo começou a fazer uso do acelerômetro em 2001. Em 2006 o console Wii traz como principal atrativo um controle de jogo totalmente basado em sensores de movimento, nem preciso dizer que o sucesso foi estrondoso e que hoje em dia todos os consoles de videogame tem algo que envolva sensores de movimento, fazendo uso ou não do acelerômetro, mas agora você já sabe mais sobre a tecnologia empregada, na grande maioria.

A tempo, se você não tem um Game Boy Color ou Advance, é possivel jogar os jogos com sensores de movimento do portátil no Nintendo Wii, só não posso dizer como, porque talvez não seja algo legal. Mas garanto-lhes que funciona perfeitamente ;)

Abaixo 3 vídeos comerciais dos games citados neste texto, neles é possível conhecer um pouco do jogo e o modo de jogabilidade. Enjoy!


8 Responses to “Acelerômetro: A tecnologia à serviço dos Games”

  1. … [Trackback]…

    [...] Informations on that Topic: blablagames.net/?p=1068 [...]…

    #114
  2. … [Trackback]…

    [...] Read More here: blablagames.net/?p=1068 [...]…

    #117
  3. … [Trackback]…

    [...] Informations on that Topic: blablagames.net/?p=1068 [...]…

    #155
  4. … [Trackback]…

    [...] There you will find 83095 more Infos: blablagames.net/?p=1068 [...]…

    #271
  5. … [Trackback]…

    [...] Read More here: blablagames.net/?p=1068 [...]…

    #273
  6. … [Trackback]…

    [...] Read More here: blablagames.net/?p=1068 [...]…

    #292
  7. … [Trackback]…

    [...] Find More here|Find More|Read More Informations here|There you can find 89170 additional Informations|Informations on that Topic: blablagames.net/?p=1068 [...]…

    #426
  8. … [Trackback]…

    [...] Find More on|Find More|Find More Informations here|Here you will find 88696 more Informations|Infos on that Topic: blablagames.net/?p=1068 [...]…

    #445

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.