Donkey Kong – Ikegami Co. Ltd

By BLA...Bla...Games

Um jogo que comemorou 30 anos recentemente (2011) tem muita história, tanta história que descobri algumas curiosidades e detalhes secretos bastante interessantes. E, obviamente, não posso deixar de compartilhar com você que, como eu, é fã ou admira os games da série Donkey Kong.

É público que Shigeru Miyamoto é o criador do macaco da Nintendo, mas uma varredura na ROM do arcade Donkey Kong mostrou que há uma mensagem do desenvolvedor, provável criador, de Donkey Kong. A mensagem é a seguinte:

Tá, e eu com isso ? É isso que eu perguntaria, se… não reparasse na seguinte informação “Ikegami Co. Lim.” , que nada mais é que  uma empresa de engenharia, ainda hoje em operação.  Raramente associada com o desenvolvimento de jogos,  a Ikegami Co. Ltd., também conhecida como Ikegami Tsushinki, nos anos 70 e começo dos 80  foi uma das primeiras “desenvolvedores sombra” no mercado japonês – ou seja, uma empresa que desenvolvia jogos silenciosamente e sem crédito.

Num primeiro momento, a Nintendo não obteve lucro nos Estados Unidos, os executivos da empresa chegaram a considerar a hipótese de encerrar as atividades naquele país.

Donkey Kong foi o grande salvador da Nintendo na América. A empresa estava a beira do abismo, pronta pra encerrar suas atividades na terra do Tio Sam, principalmente depois do fracasso de arcades como Radar Scope. A última cartada seria Donkey Kong, como as dificuldades financeiras eram imensas, a empresa reaproveitou muitas peças e os gabinetes do mal sucedido Radar Scope para montar os arcades do game Donkey Kong. Três funcionários foram responsáveis por remanufaturar 2000 máquinas num prazo absurdamente curto.

Houve grande demanda por arcades de DK, por este motivo a Ikegami Co. Ltd. resolveu cobrar mais pelo desenvolvimento e produção das placas do game. Na época Ikegami era o único fornecedor de placas. Neste cenário e com os compradores batendo na porta da Nintendo com pedidos e mais pedidos de máquinas de Donkey Kong a Big N resolveu não depender mais das placas fabricadas pela Ikegami Co. Ltd.  e sozinha montou 80.000 arcades para suprir a crescente demanda.  A partir desde momento uma briga judicial foi travada, a Ikegami Co. Ltd. saiu vencedora em 1990, houve um acordo entre as partes – uma quantia em dinheiro –  mas mesmo assim, a Nintendo jamais deu os créditos pelo desenvolvimento de Donkey Kong a Ikegami Tsushinki.

Em 1981 o arcade Donkey Kong, desenvolvido pela empresa Ikegami Co. Ltd., fez a Nintendo ser reconhecida e lucrativa no ocidente, mas acima de tudo Donkey Kong Arcade transformou Shigeru Miyamoto numa das “personalidades do mundo dos jogos mais idolatradas no Japão, e de um tempo para cá, no ocidente também” (segundo a Wikipedia).

E pensar que a história poderia ter sido outra, afinal, não sei se contei para você, mas a Ikegami Co. Ltd  ” ofereceu ” Donkey Kong para a Atari – bem antes de apresentar o game a empresa de Kyoto. Mas isso é assunto pra uma próxima conversa…

Fontes: Gamasutra, Wikipédia e Gamespot

Tags: , , , , ,

3 Responses to “Donkey Kong – Ikegami Co. Ltd”

  1. … [Trackback]…

    [...] Read More: blablagames.net/?p=1160 [...]…

    #138
  2. … [Trackback]…

    [...] Read More: blablagames.net/?p=1160 [...]…

    #191
  3. … [Trackback]…

    [...] There you will find 40514 more Infos: blablagames.net/?p=1160 [...]…

    #276

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.