ZX Spectrum

By BLA...Bla...Games

O Sinclair ZX Spectrum foi um dos mais influentes microcomputadores europeus de 8 bits durante a década de 1980. Aqui no Brasil ficou praticamente restrito a poucos, devido ao preço e nossa antiga política de importação. Enquanto o Atari ainda era pouco conhecido e objeto de desejo aqui na nossa terrinho, o Zx Spectrum surfava na crise de 1983, oferecendo aos gamers o que eles queriam; jogos diversificados, inteligentes e inovadores. O microcomputador da Sinclair Research oferecia uma "quantidade absurda" de cores para a época uma época em que o preto e branco era o padrão para os computadores. Acoplado ao televisor o Zx Spectrum era constituído por 24 linhas de 32 caracteres, que equivalia a uma resolução gráfica de 256 pixéis na horizontal e por 192 pixéis na vertical. O Spectrum podia produzir 15 cores, 8 cores de base, numeradas de 0 a 7. Outro grande diferencial do ZX Spectrum, era a possibilidade de programação caseira, diversas revistas, manuais e livros traziam material exclusivo para os entusiastas da área. Os games do ZX Spectrum conquistaram grande popularidade na Europa, como já mencionado – alavancados pela crise de 1983. Abaixo um vídeo com 20 jogos que fizeram fama no prodigioso microcomputador da Sinclair.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_f-TArrEw_c&w=425&h=350]
 

Para citar um jogo que marcou geração no ZX Spectrum, podemos falar do Knight Lore, o terceiro da trilogia da série Sabreman. O dado curioso de Knight Lore é que o game foi produzido por uma equipe que no futuro seriam os fundadores da RARE, produtora de vários clássicos da era 16/32 e 64bits.

 

 
"Contextualizado na idade média, KL narra a estória de um herói amaldiçoado que transforma-se em lobisomem
à presença da lua cheia"Análise de KL por: Trandrilion em: http://www.gagagames.com.br/?p=13184
 
 

No Brasil, a empresa Microdigital produziu o TK-90X, um CLONE do modelo inglês, e o TK 95, um modelo cuja principal diferença era ser equipado com um teclado semiprofissional (com design claramente inspirado no Commodore Plus/4). Isto porque viviamos a era da Reserva de Mercado, ou se preferir a Era do Clone Nacional.

 

 

TK-90X, um CLONE do modelo inglês do ZX Spectrum
 
 
 

O ZX Spectrum, foi lançado em 23 de abril de 1982 na Inglaterra por £125, um valor relativamente baixo, quando consideramos ser este um microcomputador. Hoje, no Brasil, um exemplar completo e funcionando, não sai por menos de R$500,00. Para aqueles que não querem desembolsar R$500,00, mas ficou curioso para conhecer melhor o ZX Spectrum, já é possível joga-lo até no Iphone. Uma história de 30 anos que deixou muita saudade naqueles que conheceram e surpreenderá, positivamente, aqueles que ainda não conhecem.

 

 

Tags: , ,

5 Responses to “ZX Spectrum”

  1. dofollow backlinks wiki…

    ezecujnvh shhbl dptmwkl dsxb pabbulcbfuhvejs…

    #24
  2. … [Trackback]…

    [...] Read More Infos here: blablagames.net/?p=1268 [...]…

    #47
  3. … [Trackback]…

    [...] Find More Informations here: blablagames.net/?p=1268 [...]…

    #398
  4. … [Trackback]…

    [...] Find More on|Find More|Find More Infos here|There you will find 59243 additional Infos|Infos on that Topic: blablagames.net/?p=1268 [...]…

    #457
  5. … [Trackback]…

    [...] Read More here|Read More|Find More Infos here|There you can find 2232 more Infos|Infos to that Topic: blablagames.net/?p=1268 [...]…

    #480

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.