NAMCO (1978 a 1984)

By BLA...Bla...Games

A Namco foi fundada em Tokyo em 1955, por Masaya Nakamura com o nome: “Nakamura Manufacturing Ltd.” Com uma trajetória inicial que lembra a de outras empresas japonesas que hoje são destaque no mercado de games a Namco não “nasceu” uma empresa de games. Apenas em 1971 a “Nakamura Manufacturing Ltd” transformou-se em NAMCO, e em 1974 entra no mercado de diversões eletronicas ao adquirir a divisão japonesa da Atari iniciando a Namco no negócio de jogos de moeda (Fliperamas/Máquinas de diversão eletrônicas). A Namco Enterprises Asia Ltd. foi estabelecida em Hong Kong, logo em seguida, pela Namco America, Inc. na California.

A trajetória inicial da empresa é permeada de detalhes interessantes, ações de bastidores, riscos e quebras, mas isto falaremos em outra ocasião. Este texto falará sobre os 9 pilares do sucesso; que garantiram a NAMCO seu lugar no Hall da fama do Videogame. Num período de 7 anos (1978 até 1984) a empresa desenvolveu o maior símbolo da primeira geração de games e ainda contribuiu com outros 8 jogos históricos e obrigatórios para qualquer retrogamer. Seguir serão listados em ordem cronológica estes jogos.

GEE BEE(1978)
Gee Bee, foi o primeiro game produzido pela Namco. Foi desenvolvido por Toru Iwatani para a plataforma Arcade (Fliperama). O game é uma espécie de pinball eletrônico;o objetivo é rebater uma bola o máximo de tempo possível, impedindo assim que ela “caia fora da tela” assim como num pinball mecânico. Para até dois jogadores.
Havia duas seqüências, Bomb Bee e Cutie Q , que também foram desenhados por Iwatani e lançado no ano seguinte; o mesmo Iwatani esteve envolvido em quase todos os jogos da NAMCO neste período.

GALAXIAN (1979)

Um game do gênero shoot-em-up , muito comum na época, foi o primeiro a utilizar o Gabinete Namco, caracterizado pela cor branca e que posteriormente seria o padrão para outros jogos, entre eles Pac-Man, Galaga e Xevious.
Este foi o primeiro videogame “colorido”, que realmente possuía seus gráficos exibidos em cor RGB.
Ou seja sem a utilização de artifícios, como por exemplo o uso de folhas de celofane, muito comum em seus antecessores.

PAC – MAN (1980)
Mais conhecido no Brasil como Come-Come é uma “bolota” amarela de codinome Pac-Man que encontra-se num labirinto cheio de “apetitosos” pontos e perigosos fantasmas inimigos. Pac-Man deve “papar” todos os pontos sem ser pego pelos fantasmas e para ajuda-lo em cada canto do labirinto existem pontos luminosos que deixam os fantas vulneráveis, permitindo ao Pac-Man “papa-los” também. Pac-Man é o símbolo da primeira geração de games e talvez, um dos personagens de videogame mais reconhecidos em todo o mundo. Quem nunca jogou Pac-Man que atire a primeira pedra!

GALAGA (1981)
A Maioria das pessoas acreditam que Galaxian e Galaga “são a mesma coisa”; mas não são! Galaga é um game “parecido” com Galaxian, com 2 diferenças inovadoras: 1) O jogador têm a chance de dobrar o seu poder de fogo. Conforme a progressão do jogo. 2) O jogo tem um opção de tiro rápido (disparo automático), segundo a qual o jogador simplesmente mantém o botão FIRE pressionado e a nave continua disparando contra o exército inimigo em explosões de dois mísseis cada. Galaga inova também ao acrescentar uma fase bônus (ficou curioso? *joganogoogle*).

XEVIOUS (1982)
Outro shooter, como já informado anteriormente era um genêro extremamente popular. O shooter está para primeira geração de games como o FPS está para geração atual. Lançar um game no estilo shooter era certeza de sucesso. Xevious apresenta um gráfico e jogabilidade bem elaborados, utilizando uma paleta de cores variada e uma nova placa de som, mais potente e com um leve efeito de profundidade. O jogador é o destemido piloto Solvalou em missão de guerra numa densa floresta tropical, sua nave move-se em direção vertical e horizontal.

DIG DUG (1982)
Divertido, esta é a palavra para definir Dig Dug. O game parte de uma premissa simples e viciante; com o conceito parecido ao de Pac-Man o objetivo do jogo é eliminar inimigos que encontram-se no subsolo e para faze-lo você deve cavar a terra. Dig Dug ainda é uma importante fonte de renda para a NAMCO , o game é um dos mais baixados para celulares e constantemnte encontrado em sites de jogos online. Também como Pac-Man, Dig Dug é atemporal e para todas as idades e uma ótima diversão a qualquer momento.

POLE POSITION (1982)
Você é um piloto de F1 , pilotando seu carro no Autódromo de Fuji. Em 1982 os gráficos “3-D” deste game foram o grande destaque. Hoje este gráfico é conhecido como pseudo 3-D, ou seja, os gráficos de Pole-Position davam a sensação de imersão e profundidade. Ele utilizou o formato “rear-view racer” criaco pela Sega em 1981 para o game Turbo, a “pendência” com a Sega foi “paga” em 1986 quando a Sega utilizou o mesmo formato de Pole Position no jogo Out Run de 1986. Pole-Position foi o primeiro jogo de videogame que trazia inserção de publicidade, marcas como Pepsi, Canon, 7-Eleven, Malboro e Dentyne apareciam em cartazes ao longo da pista. Sucesso no mundo todo, levou os jogos de corrida a um patamar inédito, jovens faziam fila para jogo-lo até que em 1983 foi eleito o game do Ano nos Estados Unidos.

MAPPY (1983)
Você é Mappy, um rato policial com a missão de recolher objetos roubados dentro de uma casa, tomando cuidado para não encontrar com o gato Goro e outras ratos rosas que encontram-se no mesmo ambiente que você. O game é extremamente colorido e aparentemente com temática infantil, mas para avançar no jogo é necessário o uso de estratégias e muita atenção no uso das portas de ataque e passagem e para o valor de cada objeto recolhido. Mappy foi adaptado para consoles caseiros, com sucesso representativo para o Famicom (NES JP), mas não teve distribuição nos EUA, mesmo assim é um marco na industria do videogame. “Passatempo garantido na fila do banco!”

THE TOWER OF DRUAGA (1984)
Primeiro jogo da série Babylonian Castle Saga, em Tower of Druaga o jogador assume o papel do herói Gilgamesh, cujo objetivo é resgatar a donzela Ki Kai do demônio Druaga. Para fazer isso, ele deve atravessar 60 andares de uma torre imensa. Gilgamesh vem equipado com uma espada, que ele pode usar para derrotar monstros, e um escudo, que pode ser usado para bloquear ataques mágicos. Ao contrario dos outros grandes sucessos da Namco, The Tower of Druaga teve seu ápice de sucesso quando foi portado para MSX e posteriormente PC-Engine, o primeiro um PC extremamente popular no Japão nos anos 80s e o segundo um videogame também popular na terra do sol nascente, que infelizmente , não obteve sucesso no ocidente aonde recebeu o nome de TurboGrafx, assim como o console o game ficou , quase que restrito ao Japão, sendo que ainda hoje poucos gamers do ocidente conhecem este clássico da Namco.

Estes foram 9 jogos que por sí só contam uma parte da história dos videogames. algums criaram conceitos, outros mudaram conceitos, todos eles bons jogos.
Nos dias atuais é possivel encontra-los em coletâneas para as mais diversas plataformas, desde PC até celular, passando por console e portátil.
Então, não há movitos para não conhecer os clássicos Namco Arcade Games.

Tags: ,

7 Responses to “NAMCO (1978 a 1984)”

  1. vittorbruno

    Boa tarde,

    Gosto muito das postagens do site, acompanho tudo e estou pesquisando sobre publicidade nos games e gostaria de citar a matéria sobre a NAMCO (1978-1984), preciso, portando do nome do colaborador que escreveu esta. Aguardo para citar o site e a matéria na minha pesquisa.

    Grato desde então

    Vittor Bruno

    #4
  2. vittorbruno

    vittorbruno
    abril 28, 2011 às 10:48 pm
    Boa tarde,

    Gosto muito das postagens do site, acompanho tudo e estou pesquisando sobre publicidade nos games e gostaria de citar a matéria sobre a NAMCO (1978-1984), preciso, portando do nome do colaborador que escreveu esta. Aguardo para citar o site e a matéria na minha pesquisa.

    Grato desde então

    Vittor Bruno
    vittorbsc@hotmail.com

    #5
  3. … [Trackback]…

    [...] Read More Infos here: blablagames.net/?p=128 [...]…

    #55
  4. … [Trackback]…

    [...] Informations on that Topic: blablagames.net/?p=128 [...]…

    #66
  5. … [Trackback]…

    [...] There you will find 91089 more Infos: blablagames.net/?p=128 [...]…

    #72
  6. … [Trackback]…

    [...] Read More Infos here: blablagames.net/?p=128 [...]…

    #136
  7. … [Trackback]…

    [...] Informations on that Topic: blablagames.net/?p=128 [...]…

    #285

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.