Sega 32x – 4 jogos & 1 decepção

By BLA...Bla...Games

Apesar de poucos games produzidos para o 32x, alguns destes games são notáveis e absolutamente obrigatórios para qualquer retrogamer que se leve a sério. Infelizmente, para alguns críticos, o adaptador foi lançado tardiamente o que talvez tenha levado-o ao fracasso. Se o 32x tivesse sido lançado juntamente com o Super Nintendo, acredito que a história fosse outra. Mas sem lamentações vamos a uma lista com 4 jogos, bem feitos, bem desenvolvidos, bem aproveitados e divertidos. E uma (1) grande decepção que também é obrigatória, afinal para criticar você tem que jogar!

KNUCKLES CHAOTIX – A decepção!
… E que decepção… o game peca no controle pouco intuitivo e na dificuldade desconexa. Apesar de todas as cores empregadas , as fases dão a impressão de serem escuras e repetitivas. O jogo possibilita o controle de dois personagens presos por uma bandana (já vimos isso antes?). Você escolhe entre Knuckles, Charmy Bee, Espio the Chameleon, Mighty the Armadillo, e Vector the Crocodile. Não importa quem você escolha, a jogabilidade é igual para todos, ou seja, difícil. Knuckles Chaotix possui auto save, e música característica da franquia Sonic. O ponto forte é que o protagonista e dono do game é Knuckles e não Sonic, sorte do porco espinho azul!

NBA JAM TOURNAMENT EDITION 32x
O som, apesar da melhoria em relação a versão para Mega Drive, não é tão cristalino quanto o da versão para o Super Nes. Só, …apenas isso é o que se pode falar (escrever) contra NBA Jam Tournament Edition para 32x. O jogo que é bom por natureza, nesta versão para o Add-On da Sega, fica ainda melhor. O jogo é tão bem detalhado que é possivel reconhecer os jogadores, mais de 120, pelo rosto … isso mesmo, o estilo gráfico cabeção é utilizado no game e é mais um charme que inclui ainda jogadores maiores e várias animações de fundo. Para jogar sozinho ou até com 4 jogadores, NBA Jam Tournament Edition para 32x é game de primeira linha que retrata o universo da NBA da década de 90 com muita diversão e qualidade gráfica.

VIRTUA FIGHTER
Lançado próximo ao lançamento da versão para Saturn, Virtua Fighter para 32x é tudo o que os jogadores da época esperavam dos jogos para o sistema, mas infelizmente este chegou atrasado. Os gráficos poligonais e em 3D , caracteristicos da série Virtua, ganham o reforço da jogabilidade precisa, movimentos realisticos e personagens balanceados. Tudo no game beira a perfeição, até os efeitos sonoros e as vozes são competentes. Virtua Fighter para 32x, não deixa a desejar em nada, se comparado a muitos games de luta das gerações seguintes a ele, e é uma amostra de tudo o que o 32x é capaz e como o mesmo foi mal aproveitado.

BLACKTHORNE
Com o empenho de duas competentes desenvolvedoras, Interplay e Blizzard, Blackthorne recebe no 32x a sua melhor versão. Um autêntico game de aventura em 2D que em alguns momentos os personagens parecem estar em 3D. O ideal é joga-lo com controle de 6 botões pois possui menu e uma diversidade de funções. Lembra bastante o game Flashback, principalmente em sua jogabilidade. O melhor Adventure para 32x aprecie sem moderação.

VIRTUA RACING DELUXE
Quando se pensava em Virtua Racing para consoles domésticos o que mais preocupava era o frame-rate e os gráficos poligonais. E como Virtua Fighter, o Racing da família Virtua é uma obra prima do 32x e recebe um adcional DELUXE no título por conter 2 carros e 2 pistas adcionais (em relação a versão do Mega Drive). Por estas adções o jogo não é repetitivo como o do Mega Drive e a dificuldade é bem dosada, sendo possivel vencer seus 15(!) oponentes ou se dar bem jogando com um amigo. Os gráficos caprichados não exageram no serrilhado, comum para a época, e as cores bem contrastadas são uma surpresa positiva. Como dito anteriormente com ótima taxa de frame o game é um clássico bem adaptado tecnicamente e graficamente.

Para finalizar, a Sega deve sempre ser apreciada com louvor e admiração porque seu erro foi excesso e não falta. Ou seja, a Sega procurava sempre estar um passo a frente das concorrentes levando aos seus clientes o que havia de melhor e mais moderno no mundo do videogame.

Ai se o 32x tivesse sido lançado em 1992!!

Tags: , , , ,

2 Responses to “Sega 32x – 4 jogos & 1 decepção”

  1. … [Trackback]…

    [...] Informations on that Topic: blablagames.net/?p=186 [...]…

    #173
  2. … [Trackback]…

    [...] Read More here: blablagames.net/?p=186 [...]…

    #253

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.