Samurai Shodown IV: Amakusa’s Revenge

By BLA...Bla...Games

Samurai Shodown IV: Amakusa’s Revenge
(Samurai Spirits: Amakusa’s Descent no Japão)

“O ano, 1789.

Com geadas, inundações, incêndios e a fome espalhando o caos pelo mundo, um castelo sinistro aparece na terra de Shimabara. O senhor do castelo é Amakusa Shiro Tokisada. Tendo já antes ressucitado do mundo dos mortos, Amakusa deveria ter sido assassinado no meio de seus planos maléficos, mas agora ele retorna para subjugar o mundo dos vivos. Tendo já engolido a península de Shimabara, este castelo do mal cresce dia após dia. As pessoas logo a chamarão de “Castelo Amakusa” e no meio de terror começarão a reverenciá-lo, tendo esperança de que isto os salvarão. Mas mal eles sabiam que tal ato de desespero iria somente invocar mais infortúnio…”

Neste quarto game da série Samurai Shodown, a SNK tenta se redimir do fiasco que foi Samurai Shodown III e convoca o personagem mais marcante da série, Amakusa, para protagonizar o capítulo 4.

Amakusa’s Revenge tenta resgatar o prestigio de Samurai Shodown ll e reparar erros cometidos em SS3, para tanto reintegra ao plantel de lutadores os carismáticos Charlotte, Tam Tam e Jubei Yagyu. E altera o balanço de cores e brilho, diminuindo o contraste para assim conseguir o efeito, característico da série, de profundidade nos cenários.

A jogabilidade é mais precisa que no jogo anterior e algumas alterações joram aplicadas na intenção de melhorar o equilíbrio de jogo, um exemplo é a barra de POW; esta não pode mais se carregada pelo próprio jogador, como quase todos os jogos da época, a barra de POW é abastecida de acordo com o movimentos e ações de seu personagem, independente da vontade do jogador. Outra novidade é a possibilidade do “CD Combo” , um movimento que se pressionado os botões C+D o cenário sofrerá uma “mutação” e o jogador poderá aplicar uma seqüência de golpes,… um Combo! Uma adição polemica é o Hara-kiri, ou “honorável Morte” ou movimento de “suicide” que é nada mais nada menos do que o jogador se matar, obviamente, como consequência perder a luta, mas na rodada seguinte começará a disputa com a barra de POW completa, ou seja, um prêmio pela própria morte.

Os personagens de Samurai Shodown IV: Amakusa’s selecionáveis para todas as versões são: Haohmaru, Nakoruru ,Rimururu, Ukyo Tachibana ,Charlotte ,Galford ,Hanzo Hattori ,Kazuki Kazama,Sogetsu Kazama ,Tam Tam ,Shiro Tokisada Amakusa ,Jubei Yagyu ,Kyoshiro Senryo ,Basara ,Gaira Caffeine ,Shizumaru Hisame, Genjuro Kibagami . E os chefes são: Aku Amakusa , Zankuro Minazuki, mas se o jogador completar o jogo em um tempo mínimo pré estabelecido é possível enfrentar outro personagem além dos 2 chefes finais. Este personagem a ser enfrentado é variável conforme o lutador selecionado. E se você pensa que Kratos no MK11 para Playstation 3 é uma novidade, saiba que a SNK fez isso muito antes, na conversão para Playstation 1 o personagem, Cham Cham parece como selecionável e exclusivo para esta versão. Tal como em Samurai Shodown 3, os jogadores podem ainda escolher entre duas versões diferentes de cada personagem (Slash & Bust), o que significa que não existem 17 estilos de luta, mas na verdade 34. Os personagens jogam de forma muito diferente dependendo da versão que você selecionar.

Em Samurai Spirits: Amakusa’s Descent, um capítulo à parte são os cenários, todos muito bem desenhados, desenvolvidos e com leve toque sombrio que nos remete ao Japão feudal. (Ah se outros jogos fossem assim).

Samurai Shodown IV: Amakusa’s , é um bom game, e fica melhor ainda se você jogar com Nakoruru, Galford ou com Hanzo. Isso porque a SNK pesou a mão nestes personagens, deixando-os ligeiramente é… digo… bem mais, “fortes” que os demais lutadores. Não que seja um graaaaande problema, afinal Nakoruru, Galford e Hanzo (só faltou Amakusa) são os personagens mais populares e comentados da série. A trilha sonora, por não apresentar grande variedade, não é lá essas coisas nem ao menos é marcante, mas cumpre seu papel não decepcionando nem irritando o jogador (o que já é um grande passo).

O jogo teve uma boa recepção pela crítica e público, o que é um grande feito, já que o episódio anterior a este, SS3, foi considerado FAIL por todos. No Japão o game teve uma maior repercussão , e positiva, visto que Amakusa é um dos personagens mais idolatrados pelos fãs da SNK; para estes foram publicados dois romances. Um é escrito por Akihiko Ureshino enquanto o outro é escrito por Takako Chizu. O último é intitulado Majyo Kourin Amakusa Shinobi Hen.

Tags: ,

3 Responses to “Samurai Shodown IV: Amakusa’s Revenge”

  1. … [Trackback]…

    [...] Read More: blablagames.net/?p=579 [...]…

    #127
  2. … [Trackback]…

    [...] Read More Infos here: blablagames.net/?p=579 [...]…

    #188
  3. … [Trackback]…

    [...] Informations on that Topic: blablagames.net/?p=579 [...]…

    #247

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.