O primeiro console a gente nunca esquece: Turbo Game

By BLA...Bla...Games

Este post é parte do meme “O primeiro console a gente nunca esquece”. Se você tem um blog e também deseja participar, basta primeiro criar um post sobre o tema, e me avisar aqui nos comentários para que eu coloque um link para o seu post na lista de blogs participantes.

Nasci na década de 80, junto com a chegada dos computadores domésticos , no auge das guerras espaciais, robôs e Diretas Já.  Nos meus sonhos um videocassete e os sons do River Raid eram protagonistas constantes. Em casa havia uma estante enOOOrme, e no alto da colina, digo .. da estande, era o lugar onde ficava a joia mais preciosa da família, um Atari 2600.

O Atari 2600 era do meu irmão e sempre ficou bem distante do meu alcance, eu não podia jogar, mas eu nem me importava em não poder jogar, o que eu realmente queria era ver o videogame ligado, aliás nem chamava aquilo de videogame, chamava de “O Atari”. Vê-lo ligado era a mesma coisa que vislumbrar o impossível. Eu só pude tocar no Atari 2600 em 1988 quando o aparelho queimou e só sobrou os controles; brincava com os controles “plugados” a uma caixa de sapato e na tampa da caixa tinha o desenho de um carro, eu tinha a sensação que jogava Enduro.

Até 1989 eu não tinha idéia que existiam outros videogames (era meio alienada) até que… meu primo Marcio ganhou um TOP GAME Vg 9000 (CCE)

…… Meu Deus, minha vida mudou!!
Todos os fins de semana meu primo levava o Top Game para a minha casa e jogava dois dias sem parar e eu, novamente,  vislumbrava o impossível.

No Natal de 1991 decidi que havia chego a minha hora de ter um videogame, como eu só conhecia o do meu primo, pedi aos meus pais um videogame igual ao do Marcio, inclusive com a mesma fita , a maravilhosa Tiger Heli. E assim,  foi feita a minha vontade — PARCIALMENTE — Eu ganhei um videogame, mas não era igual o do Márcio;  A caixa parecia a mesma, o fabricante era o mesmo… mas o nome era diferente.  No dia em que celebrávamos o nascimento de Jesus, no fatídico ano de 1991 eu fui apresentada ao meu grande amor, eu ganhei um Turbo Game Vg9000 (CCE).  

Quando eu abri a caixa me assustei com as diferenças entre o TURBO GAME, que eu acabara de ganhar, e o Top Game, que meu primo tinha e era o que eu queria. Queria, mas depois que eu abri a caixa eu percebi que o Turbo Game era o que havia de mais moderno, o controle tinha QUATRO(!) botões, dois deles TURBO(!) e o console tinha DOIS(!) lugares para colocar fita¹ – Adeus ter que alugar adaptador \o/ – Masss tinha um tubarão neste mar azul… a fita que acompanhava o Turbo Game não era Tiger Heli(!), a fita que veio junto com meu Turbo Game era Magic Carpet!No calor do momento tudo era festa, mas uma semana depois, já no ano novo eu não queria ver Magic Carpet nem pintado de ouro – mesmo o tiro sendo facilitado pelo meu botão TURBO, o jogo era difícil e sem fator replay. Passadas as festividades lá vai papai e eu até a locadora² fazer uma ficha para locação de jogos em meu Nome!!Todos os sábados as 08hs em ponto meu primo Marcio tocava a campanhinha da minha casa para irmos juntos escolher uma fita, ele escolhia uma eu escolhia a outra, ele jogava as duas e meu pai pagava tudo³!No meu aniversário de 1992 eu pedi uma fita de presente, queria uma dos Simpsons (era o auge dos simpsons), ganhei meia fita dos Simpsons,  papai me deu Krusty’s Fun House, a pior fita dos Simpsons. (Em Krusty’s Fun House , o jogador controla o palhaço Krusty e Bart, Homer e Cia são meros figurantes estáticos). Foi a segunda frustração na segunda fita, parei de pedir fitas.
Meu TurboGame ficou comigo até 1994 quando ganhei um Super Nintendo e repassei o 8bits da CCE para meu irmão, depois de um tempo fiquei sabendo que ele se divertiu muito com o videogame, mas acabou queimando. Teve o fim comum para muitos videogames “ultrapassados” , foi para o conserto e nunca mais voltou. Um dia ainda vou comprar um TurboGame na caixa e completo para me lembrar dos bons momentos que passei com meu 1º Videogame.Momentos que não saem da minha memória: 1º Numa tarde ensolarada eu jogava Super Sprint enquanto via meu vizinho em cima do telhado. 2º Fui retirada às presas de uma festa de aniversário porque meu irmão chegou desesperado com a fita Street Fighter para “nintendinho” 3º A maratona que meu irmão travou pra zerar Magic Carpet e Gun Smoke

4º Passei 2 semanas pagando a locação de Mario Bros 3 (zerei \o/)

5ºBiroska era o nome da locadora mais barata do bairro

6ºTodas as fitas que meu primo alugava ele zerava.

7º Perdi um brinquedo numa aposta do jogo Road Fight

Nota de Rodapé:

1 -  Double System era o nome dado aos consoles que tinham 2 slots para fitas 72pinos Americana e para fitas 60pinos Japonesa. Isso era muito moderno e desejado.

2 – O nome da locadora que eu tive minha primeira ficha era TEXAS Vídeo (Rua Francisco Antunes – Guarulhos – o dono se chamava Alexandre; todas as fitas eram exibidas em cartucho e originais)

3 – Depois de um tempo meu pai fez amizade com a mocinha da locadora (a gordinha noiva do Alexandre, dono da Texas Vídeo) e sempre que eu alugava fita de videogame, ela mandava um filme do Bruce Lee ou do Chuck Norris para ele.

-FIM-

Meu nome é Rita (Ritalinando ou Ritinha Ratinha, tanto faz) – Sou paulista, corinthiana e saudosista, não há um único dia que não me lembro como era maravilhoso os fins de semana na companhia doTurbo Game e meus amiguinhos.

ATENÇÃO

Participam desde Meme os Blogs Abaixo:


GagáGames – http://www.gagagames.com.br/

Retroplayers – http://www.retroplayers.com.br/?p=9930

Memórias de um Lobo de Madeira -

http://memoriasdeumlobodemadeira.blogspot.com/2011/04/o-primeiro-console-gente-nunca-esquece.htm

GLStoque – http://www.glstoque.com.br/2011/04/o-primeiro-console-gente-nunca-esquece.htm

Jogando com os amigos – http://jogandocomosamigos.blogspot.com/2011/04/o-primeiro-console-gente-nunca-esquece.html

RetroNewsForever – http://retronewsforever.blogspot.com/2011/04/o-primeiro-console-gente-nunca-esquece.html

Videogame.etc.br – http://videogame.etc.br/?p=1615

Game Genius
QG Master – http://qgmaster.blogspot.com/2011/04/o-primeiro-console-gente-nunca-esquece.html

Arquivos do Woo


Tags: , , , , ,

46 Responses to “O primeiro console a gente nunca esquece: Turbo Game”

  1. sabat

    Primeira vez que eu tenho que me registrar em um blog pra poder postar um comentario kkkkkkk
    Muito legal sua história Rita, e que maldade não deixarem você nem encostar no video game!! Pelo menos o Turbo Game deve ter lhe rendido bons momentos de jogatina, o botão TURBO ajudava demais kkk

    E de onde eu conheço esse nome Ritalinando que está nas tags? você escreve em algum lugar fora este blog?

    Parabéns pelo texto, Abraço!

    #6
  2. TH

    Muito legal, gostava bastante do controle do Turbo game, é resistente e os botões fazem “click”. Nunca joguei esse Magic Carpet. Agora locadora Biroska é dose! Hauhauhauahuahuahuahua

    #7
  3. BLA...Bla...Games

    Pessoal, há 7 meses eu consegui um Turbo Game, igualzinho o meu e com a fita Magic Carpet!!

    #11
  4. fernandomezes

    Rsrs! Curioso como as pessoas vivem ou viviam experiências semelhantes na infância, sempre as mesmas frustrações e tramóias que na época achávamos sermos os únicos, não sabendo que havia uma multidão passando pelas mesmas coisas naquele tempo. Estas décadas de 80 e 90 foram de ouro mesmo, todos da minha idade falam o mesmo. É lamentável ver a geração atual sendo moldando com coisa tão degradantes como a “cultura” funk que desvaloriza a mulher, o sexo e as sutilezas do relacionamento interpessoal por exemplo, não contribuindo em absolutamente nada para a infância ou adolescência de ninguém. Felizmente alguns de nós que tem filhos como eu, tentam amenizar este impacto passando um pouco de nossa infância para nossos filhos, nos quais onde investimos atualmente nossos esforços.

    #12
  5. … [Trackback]…

    [...] Read More: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #26
  6. … [Trackback]…

    [...] Read More Infos here: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #27
  7. … [Trackback]…

    [...] Read More: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #29
  8. … [Trackback]…

    [...] Informations on that Topic: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #30
  9. … [Trackback]…

    [...] Informations on that Topic: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #35
  10. … [Trackback]…

    [...] There you will find 29339 more Infos: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #37
  11. … [Trackback]…

    [...] Read More here: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #70
  12. … [Trackback]…

    [...] Read More: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #101
  13. … [Trackback]…

    [...] Read More: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #103
  14. … [Trackback]…

    [...] Informations on that Topic: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #104
  15. … [Trackback]…

    [...] There you will find 38133 more Infos: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #105
  16. … [Trackback]…

    [...] There you will find 64823 more Infos: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #118
  17. … [Trackback]…

    [...] There you will find 76546 more Infos: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #137
  18. … [Trackback]…

    [...] Read More: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #141
  19. … [Trackback]…

    [...] Informations on that Topic: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #165
  20. … [Trackback]…

    [...] Read More: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #166
  21. … [Trackback]…

    [...] Read More here: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #167
  22. … [Trackback]…

    [...] Informations on that Topic: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #168
  23. … [Trackback]…

    [...] Read More Infos here: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #169
  24. … [Trackback]…

    [...] Informations on that Topic: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #170
  25. … [Trackback]…

    [...] There you will find 79434 more Infos: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #171
  26. … [Trackback]…

    [...] There you will find 27825 more Infos: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #172
  27. … [Trackback]…

    [...] There you will find 40714 more Infos: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #197
  28. … [Trackback]…

    [...] There you will find 33192 more Infos: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #199
  29. … [Trackback]…

    [...] Read More here: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #200
  30. … [Trackback]…

    [...] Read More Infos here: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #204
  31. … [Trackback]…

    [...] Read More: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #215
  32. … [Trackback]…

    [...] There you will find 27024 more Infos: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #216
  33. … [Trackback]…

    [...] Read More here: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #218
  34. … [Trackback]…

    [...] Read More: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #223
  35. … [Trackback]…

    [...] Read More here: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #244
  36. … [Trackback]…

    [...] Read More here: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #246
  37. … [Trackback]…

    [...] There you will find 77610 more Infos: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #248
  38. … [Trackback]…

    [...] Read More here: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #249
  39. … [Trackback]…

    [...] Read More here: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #254
  40. … [Trackback]…

    [...] Read More: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #255
  41. … [Trackback]…

    [...] Read More: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #256
  42. … [Trackback]…

    [...] Informations on that Topic: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #257
  43. … [Trackback]…

    [...] Read More here: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #258
  44. … [Trackback]…

    [...] There you will find 92848 more Infos: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #259
  45. … [Trackback]…

    [...] Informations on that Topic: blablagames.net/?p=925 [...]…

    #261
  46. myblog…

    Hi, I do believe this is an excellent web site. I stumbledupon it ;) I will return yet again since i have bookmarked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to guide other people….

    #434

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.